Sessão solene no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba, marcou hoje as comemorações dos 150 anos da Emancipação Política do Paraná. A solenidade contou com a participação do governador Roberto Requião e do príncipe Pedro de Orleans e Bragança, descendente do imperador Dom Pedro II, que mora em Petrópolis (RJ).
O príncipe leu o manuscrito original da Lei 704, de 29 de agosto de 1853, que possibilitou a emancipação, sancionada por Dom Pedro II. Com a lei, a comarca de Curitiba foi desmembrada da província de São Paulo, formando a província do Paraná. O documento faz parte do acervo do Arquivo Nacional, no Rio, e pela primeira vez foi trazido ao Paraná. Com a proclamação da República, em 1899, as antigas províncias do Império foram transformadas em Estados federados.
As bandeiras dos nove municípios existentes no Paraná na época da emancipação também foram apresentadas. Elas representaram: Paranaguá, Curitiba, São José dos Pinhais, Lapa, Antonina, Morretes, Guaratuba, Castro e Guarapuava. Hoje, o Estado tem 399 municípios.
Na época da emancipação, a província tinha 62 mil habitantes. Atualmente, 150 anos depois, a população é de 10 milhões de pessoas. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)