Os recentes ataques na região petroleira da Líbia parecem ter danificado infraestrutura chave de petróleo e prenunciam “uma preocupante escalada, dentro da perspectiva do setor de petróleo”, informou a Agência Internacional de Energia (AIE). Os comentários sugerem um aumento na preocupação entre os governos consumidores de que os ataques à infraestrutura nos últimos dias na Líbia possam levar para um estágio mais prolongado das incertezas do que se esperava.

continua após a publicidade

A agência, com sede em Paris, que representa governos de países consumidores de petróleo, também disse que as exportações de petróleo “diminuíram drasticamente na última semana” para bem abaixo dos 500 mil barris por dia informados na sexta-feira passada, em meio à intensificação do conflito.

No entanto, a AIE, que pode orquestrar a liberação dos estoques estratégicos dos países-membros em resposta aos problemas na oferta, reiterou sua posição anterior de não dar este passo extraordinário por ora.

A agência, até agora, tem afirmado que a demanda menor por petróleo na Europa minorou os efeitos dos problemas de produção na Líbia. A AIE também citou a produção adicional da Arábia Saudita e de outros produtores de petróleo como um fator que contrabalança a situação na Líbia.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, a AIE destacou que os preços do petróleo West Texas e Brent estão hoje “perto das máximas recentes”, num forte indício de que cresce o temor de que os preços mais altos do petróleo possam prejudicar a economia global. As informações são da Dow Jones.