continua após a publicidade

De acordo do um relatório do Instituto Internacional de Administração da Água (IWMI), o risco de guerras serem geradas por disputas de fontes de água está aumentando devido ao crescimento da população mundial, a poluição e o descaso com a questão.

Cientistas reunidos na "Semana Mundial da Água", em Estocolmo, na Suécia, disseram que a ignorância e o descaso sobre a questão da água são disseminados nos países mais ricos e que essas regiões serão abaladas apenas quando houver secas, doenças e guerras provocadas pela disputa em torno das fontes de água.

A Organização Mundial de Saúde apresentou recentemente relatórios que demonstram que no Brasil, cerca de 70% dos leitos dos hospitais estão ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água, com uma ocorrência média de 29 mortes por dia, sendo apontado como uma das principais causas os esgotos e lixões clandestinos, que poluem rios e lençóis freáticos.

continua após a publicidade

Segundo a Onu, em 2025, dois bilhões e setecentos milhões de pessoas vão sofrer severamente com a falta de água. A resposta apontada pelo IWMI para todos estes problemas seria um investimento global em recursos hídricos, que precisaria ter seu valor anual, de US$ 80 bilhões dobrado.

continua após a publicidade

www.ecoterrabrasil.com.br