O 4o Agroshow de Pato Branco vai até sexta-feira (18 /03). O evento foi organizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), CEFET-PR e outras cinco instituições.
Nesta edição, o evento traz novidades como a técnica de criação de suínos ao ar livre, que além de exigir menos investimento, proporciona mais conforto para o animal. ?Além de diminuir a incidência de doenças entre os suínos, a carne do animal que é criado desta maneira tem maior palatabilidade?, afirma o pesquisador do Iapar, Alceu Luis Asmann.
Os adubos verdes de verão também ganham espaço na exposição. Essa prática protege o solo contra a erosão, e mantém a umidade. ?Adubos verdes são plantas que têm a capacidade de fixar o nitrogênio no solo, elas melhoram as condições do solo e diminue a necessidade de uso de adubos minerais?, explicou Asmann.
Outra novidade, resultado de mais de vinte anos de pesquisas feitas pelo Iapar, é a raça bovina Purunã. A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos entre outras quatro raças bovinas: Canchim, Charolês, Caracu e Aberdeen Angus. Segundo Asman, ?a raça Purunã se adapta muito bem à região paranaense e tem ótimas características como a precocidade -uma fêmea de 24 meses já pode reproduzir e bovinos de 15 a 18 meses já estão prontos para o abate – também possui uma boa qualidade de carcaça (carne)?.
O Agroshow de Pato Branco espera a visita de mais de 12 mil produtores rurais e é realizado na PR 493, saída para Itapejara d´Oeste.
www.ecoterrabrasil.com.br