Brasília – A balança comercial do agronegócio bateu novo recorde com exportações de US$ 36,2 bilhões entre janeiro e outubro deste ano. O valor é 9,6% superior ao valor de igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Apesar do recorde, as exportações não mantiveram uma expansão tão forte quanto nos anos anteriores. O crescimento das exportações nos dez primeiros meses de 2004, em relação ao mesmo perído de 2003, foi de 29,5%. Entretanto, em 2005, o crescimento nesse período foi de apenas 9,6%, em relação a 2004.
Um dos fatores da desaceleração do crescimento, segundo o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e Comércio Exterior da CNA, Antônio Donizeti Beraldo, foi a supersafra mundial da soja. "A soja é o carro-chefe das exportações do agronegócio, representa quase 25%".
Ele avalia que o preço internacional da soja deve continuar baixo em 2006, quando nova supersafra mundial do produto deve ocorrer.