Agronegócio bate novo recorde de exportações

Brasília – A balança comercial do agronegócio bateu novo recorde com exportações de US$ 36,2 bilhões entre janeiro e outubro deste ano. O valor é 9,6% superior ao valor de igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Apesar do recorde, as exportações não mantiveram uma expansão tão forte quanto nos anos anteriores. O crescimento das exportações nos dez primeiros meses de 2004, em relação ao mesmo perído de 2003, foi de 29,5%. Entretanto, em 2005, o crescimento nesse período foi de apenas 9,6%, em relação a 2004.

Um dos fatores da desaceleração do crescimento, segundo o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e Comércio Exterior da CNA, Antônio Donizeti Beraldo, foi a supersafra mundial da soja. "A soja é o carro-chefe das exportações do agronegócio, representa quase 25%".

Ele avalia que o preço internacional da soja deve continuar baixo em 2006, quando nova supersafra mundial do produto deve ocorrer.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo