Nos últimos quatro anos, a agroindústria familiar na região de Cascavel cresceu mais de 40%. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), em Curitiba, pelo Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da Secretaria da Agricultura.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, informou que o crescimento da agroindústria é conseqüência das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do Programa da Agroindústria Familiar ?Fábrica do Agricultor?. ?O Programa é um dos mais interessantes do Governo do Estado. Envolve cerca de duas mil famílias de agricultores familiares?, lembrou.
No final de semana, durante visita ao estande da Fábrica do Agricultor no Show Rural Coopavel, em Cascavel, Pessuti destacou que a industrialização na agricultura familiar gera emprego e qualidade de vida.
Segundo a extensionista social da Emater em Cascavel, Elóide Capitânio Mousquer, os agricultores familiares da região de Cascavel perceberam o quanto a agroindústria familiar é rentável.
?Nosso agricultor percebeu que a atividade dá dinheiro. Com isso, muitos homens também passaram a se envolver na fabricação dos produtos. O trabalho tinha começado com as mulheres das propriedades rurais, que se esforçavam para ter uma outra alternativa de renda. Com o tempo, a agroindústria passou a ser a atividade principal da propriedade.
Mousquer lembrou que, além do apoio do Governo do Estado, a busca de novas alternativas de renda através da agroindústria familiar contou com a participação de universidades, prefeituras municipais e outras entidades.