O potencial dos agricultores familiares do Paraná foi um dos destaques da II Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que foi realizada em Brasília no último final de semana. Os visitantes puderam conhecer a produção da agroindústria familiar do Paraná, do Distrito Federal e de outros 25 Estados.
O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, ressaltou a importância do Estado participar do evento. Segundo ele, por meio da Feira a produção e o profissionalismo dos agricultores familiares do Estado ficaram mais conhecidos. Pessuti lembrou que a delegação paranaense foi a segunda maior que participou do evento. ?O Paraná foi representado por 45 agroindústrias, instaladas em 29 municípios, que representam 13 regiões do Estado?, disse.
Os agricultores familiares do Paraná expuseram 1.149 itens. Além de artesanato, foram expostos produtos como leite e derivados, frutas, hortaliças, derivados da cana-de-açúcar, café, massas, doces, carnes, tempero, embutidos e ervas medicinais.
Segundo o coordenador do Programa Agroindústria Familiar, Abdel Naser, os itens produzidos no Paraná que mais chamaram a atenção do público foram as peças de artesanato, os queijos e os embutidos. ?Estes produtos conquistaram os visitantes da Feira. Foram os carros-chefes das vendas diretas ao público. É válido ressaltar que, através da agroindustrialização, podemos diversificar ainda mais nossa produção e agregar valor ao que é produzido pelos nossos agricultores familiares?, afirmou.
A agricultora familiar Neuza Benedita Ribeiro, de Jacarezinho, vendeu R$ 4,6 mil em tapetes. ?Ela ainda recebeu encomendas?, disse Naser. Já a artesã Everci Dalla Vechia, do litoral, recebeu R$ 4,3 mil com a venda de bijouterias feitas com sementes de plantas e árvores.
O agricultor Jorge Carlos, de Cascavel, lucrou R$ 8 mil com a venda de embutidos. Enquanto que a associação de produtores Farbom, de Bom Jesus do Sul, recebeu R$ 3,3 mil com a comercialização de queijos. ?Ao todo, as vendas de nossos agricultores somaram R$ 70 mil?, revelou Naser.
Para o coordenador do Programa Agroindústria Familiar, além da diversidade, os produtos do Paraná destacaram-se pela apresentação. ?As embalagens, os rótulos e a padronização deles fizeram a diferença?, concluiu.