O vice-governador e secretário da Agricultura Orlando Pessuti disse nesta quinta-feira (08) durante a abertura da 45a Feira Agropecuária de Londrina que o Governo do Estado está investindo cada vez mais no aumento da produtividade, mas que também há preocupação com a garantia da preservação ambiental do Paraná.
?Estamos injetando recursos para fortalecer a produção agrícola e pecuária do Paraná, que é fundamental. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando com questões como a recuperação da mata ciliar e cumprimento da reserva legal?, disse Pessuti. Segundo ele, o trabalho integrado entre as Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem sido essencial para o convencimento do produtor sobre os benefícios da preservação ambiental para o aumento da produtividade.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida afirmou que o governo busca a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental. ?Os trabalhos que estão sendo apresentados pelas Secretarias na feira agropecuária de Londrina é um exemplo da transversalidade entre a Agricultura e o Meio Ambiente?, afirmou Cheida citando o projeto da Trilha da Vida construída pela Secretaria do Meio Ambiente dentro da Via Rural, em parceria com a Emater.
Durante a solenidade o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e o secretário da Agricultura Orlando Pessuti receberam uma homenagem da Sociedade Rural do Paraná.
Trilha da Vida
Instalado em uma área de aproximadamente 1,5 alqueire, com 500 metros de cenários vivos e ambientados ao longo de um grande bosque, a Trilha da Vida traz uma visão inovadora e sensorial da educação ambiental.
A presença na Exposição de Londrina, segundo o secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, vai marcar uma oportunidade única de fazer a educação ambiental para adultos, sobretudo produtores e empresários rurais, bem como alunos de escolas públicas e particulares que visitam o parque de exposições: ?Queremos mostrar que se há um lado negativo da destruição, existem também inúmeras possibilidades do homem conviver em equilíbrio com o meio ambiente, ou seja, fazendo manejo sustentável de suas terras produtivas e, tanto no meio rural como no meio urbano, com a reciclagem e reaproveitamento de resíduos de forma economicamente viável?. Cheida destaca que este espaço é destinado à comunidade para conhecimento e reflexão sobre o meio ambiente.
Nos 500 metros de trilhas os visitantes poderão acompanhar os efeitos da ação do homem sobre a natureza. Coordenados por monitores da Secretaria do Meio Ambiente, os visitantes poderão ver e sentir, durante o percurso da Trilha, exemplos dos efeitos da ação do homem sobre elementos da natureza como água, ar, terra, fauna e flora.
A viagem termina no ambiente urbano onde serão mostradas as possibilidades de preservação ambiental através de ações cotidianas como a reciclagem e reaproveitamento de resíduos.
Ao final, convidamos a todos para compartilhar nosso projeto de ?repintar de verde o Paraná?, deixando sua contribuição e o compromisso com a reposição da cobertura florestal do estado.
Ao percorrer o trajeto o secretário Cheida disse que a Trilha da Vida foi concebida partindo do princípio de que todo ser humano pode optar entre ações que equilibram ou desequilibram o meio ambiente onde vive. ?O nosso futuro é o resultado das nossas escolhas?, finalizou o secretário.
A Trilha da Vida está localizada na Fazendinha (Via Rural) na 45ª Exposição Agropecuária e Industrial, de 7 a 17 de abril, em Londrina.
O Projeto é uma parceria institucional do Governo do Paraná com Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento ? SEAB, Secretaria de Planejamento ? SPL e Secretaria de Turismo por meio de suas vinculadas IAP/Suderhsa, Emater-Pr, Projeto Paraná Biodiversidade, Eco-Paraná. Pela importância do projeto de educação ambiental, o estande conta com recursos do Banco Mundial e GEF ? Grupo Financeiro do Meio Ambiente.