Agricultores de Cerro Azul, município da Região Metropolitana de Curitiba, mostram artesanato na Feira de Serviços Gratuitos ? Paraná em Ação, instalada em frente ao Palácio Iguaçu. São peças em palha de milho, criciúma e taquara que representam, além de complementação de renda, aumento da auto-estima através da valorização do trabalho artesanal.

continua após a publicidade

O artesanato em palha é tradicional entre os agricultores de Cerro Azul, e passa de pai para filho. Eles confeccionam chapéus, balaios e cestos para uso próprio ou para a venda. Antes, vendiam os artefatos ou trocavam por comida no armazém da cidade, mas sob a orientação da Pastoral da Criança, os agriculores se organizaram e, hoje, o grupo é integrado por 20 artesãos.

O coordenador do Grupo Ribeirão Bonito do Turvo, José do Carmo Moura e Costa conta que a técnica de trançar a palha se aprende em casa. ?A gente via o pai ou mãe fazendo e aprendeu. Na região, as crianças trançam a palha brincando?, contou José do Carmo.

Os artesãos usam como matéria prima a criciúma ? uma espécie de bambu, desfiado até uma espessura adequada para trançar e usado para fazer chapéus e bolsas ?, a taquara, usada para fazer cestos e peneiras, e a palha de milho, usada para confeccionar chapéus e cestos.

continua após a publicidade

Segundo Marialba Lovato, coordenadora da Pastoral da Criança de Cerro Azul, a parceria com a Emater e Senar está melhorando a qualidade do artesanato. ?Com a técnica básica que possuem, eles fazem utensílios. Agora eles estão aprendendo novas técnicas, novos designers, e vão passar a fazer chapéus mais elaborados, flores, bichinhos, bolsas? explicou Marialba.

O grupo de Cerro Azul participou este ano da Feira de Sabores, em Curitiba e voltou fortalecido pela aceitação de seu artesanato. ?As pessoas gostaram muito dos nossos chapéus e cestas e agora a gente se animou e queremos aprender cada vez mais?, disse José do Carmo.

continua após a publicidade

O ?Paraná em Ação?, que é coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, está instalado em frente ao Palácio Iguaçu, até quarta-feira (07), das 9h às 17h.