Agricultor gaúcho ganha liminar contra pagamento de royalties

Mais um agricultor do Rio Grande do Sul está demonstrando insatisfação com relação à cobrança de royalties pela Monsanto, detentora da patente da soja transgênica Roundup Ready (RR). Gilberto Gassol, que tem uma propriedade no município de Três Passos, Noroeste do Rio Grande do Sul, entrou na justiça e conseguiu suspender o pagamento pelo uso da tecnologia da multinacional. ?Não concordo em pagar os royalties sobre a produção?, disse.

A juíza da 1ª Vara do Fórum do município Kátia Saft concedeu uma liminar ao agricultor alegando que o valor cobrado pela Monsanto é arbitrário e que a multinacional ainda não provou que a soja plantada por Gassol tem a tecnologia desenvolvida pela empresa. Na safra passada Gassol pagou para a multinacional R$ 9.600,00 pelas 16 mil sacas de soja colhidas. A decisão final ainda será julgada pela justiça do Rio Grande do Sul.

O agricultor afirmou que a cobrança de royalties é injusta e que deveria ocorrer sobre a compra da semente, e não sobre a produção colhida. Veja abaixo matéria completa exibida na quarta-feira (13) no Jornal da Educativa, 2ª edição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo