Agricultores familiares, representantes das redes de supermercados e técnicos da Seab e Emater-Pr participaram, nesta sexta-feira (15), da reunião dos usuários de gôndolas do Programa Agroindústria Familiar.

continua após a publicidade

O encontro faz parte da programação da VI Feira Sabores do Paraná, que acontece até domingo (17) no Parque Barigüi, em Curitiba. O evento conta com a participação de 63 produtores, que abastecem os pontos de vendas espalhados em 22 supermercados do Paraná e que estão com seus produtos na feira deste ano.

Para o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, a iniciativa é mais um esforço do Governo de Estado para viabilizar a participação da agricultura familiar no mercado convencional de alimentos.

Durante a reunião, foram tratados assuntos referentes aos objetivos visados com o uso das gôndolas, os pontos positivos e negativos desta alternativa de comercialização, a organização dos produtores, os resultados até agora obtidos e as expectativas.

continua após a publicidade

Participantes

O produtor Arthur Oscar Peres, da agroindústria ?Quina Amarela?, de Campina Grande do Sul, disse que a reunião possibilitou importante troca de experiências entre agricultores familiares e representantes dos supermercados. ?E verificamos que, no sudoeste do estado, os produtores estão mais organizados. Através de uma associação, até adquiriram um caminhão, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para transportar a produção deles?, disse.

Na opinião de Gilson Luiz Ribeiro, da agroindústria ?Vida da Terra?, de Londrina, o evento serviu também para reforçar a importância de todos os agricultores familiares trabalharem em conjunto. ?Não importa se vou ter um concorrente dentro da mesma gôndola. O importante é que todos tenham a mesma oportunidade. Ganham os consumidores com a diversidade de produtos oferecidos e a agricultura familiar, que se torna fortalecida?, concluiu.

continua após a publicidade

Gôndolas

Atualmente, os produtos da agroindústria familiar estão presentes em 22 supermercados. Isto foi possível através do convênio realizado entre o Governo do Estado e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). ?O processo se consolidou. Agora, precisamos ampliá-lo ainda mais naquelas regiões com maior potencial, para podermos inserir novos participantes no processo?, disse Abdel Naser, coordenador do Programa Agroindústria Familiar.

Cerca de 200 agricultores familiares já possuem produtos nas gôndolas e pontos de venda dos supermercados. Só na região de Cornélio Procópio, a iniciativa envolve 26 produtores. Na região de Cascavel, são 25 agricultores. ?Os produtores desta região destacam-se no processo. Isto porque eles estão bem organizados em associações de produtores?, lembrou.

Critérios

Para participar das vendas através das gôndolas, o agricultor familiar precisa participar de programas do Governo para o setor, para que tenha seus produtos devidamente registrados e inspecionados.

Segundo o coordenador de agroindústria da Emater-Pr, João Nishi de Souza, os alimentos devem estar inspecionados e atender o Código do Consumidor e o Código de Segurança Alimentar. Além disso, o ideal é que os agricultores familiares estejam organizados em associações ou cooperativas. ?Mas o agricultor também pode participar individualmente, desde que atenda os critérios e disponha de nota fiscal do produtor. Todo esse rigor é necessário porque, no mercado varejista, os controles sanitário, fiscal e tributário são levados a sério?, afirmou.