Salvador – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou hoje, em Salvador, achar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria se candidatar à reeleição, agora que recuperou o prestigio popular, abalado em 2005 por causa do escândalo do "mensalão". "Há meses atrás, dizia-se (a oposição) que ele (Lula) teria a obrigação de se candidatar; agora que ele está por cima, não tem de se candidatar", disse.
Isso não significa que Gil não apoiaria o presidente, caso ele dispute a reeleição. "Se ele for candidato, voto nele, mas o próprio presidente disse ser contrário à instituição da reeleição", afirmou, assinalando também compactuar dessa opinião "Não gosto (de reeleição); preferia um mandato de seis anos." Sobre se estaria disposto a ficar no ministério, caso Lula seja reeleito", ele está indeciso. "Pode ser que sim, pode ser que não: há muitos fatores indicando que eu não deveria continuar, mas há todo um projeto sobre a cultura que gostaríamos de conduzir."
Sobre a participação do cantor Bono Vox, vocalista do grupo irlandês U2, no carnaval baiano, a convite dele, o ministro da Cultura não quis antecipar o que o astro fará na festa. "Eles vieram para a Bahia descansar", disse, sem saber que dia Vox deve aparecer no Camarote Expresso 2222, organizado pela mulher de Gil, Flora Gil. Sobre se ele poderia cantar no trio Expresso 2222, o ministro foi enfático: "Espero que não; daria muito trabalho." Vox e os outros integrantes do U2 estão hospedados numa casa de localização não revelada no litoral norte, nas imediações de Costa de Sauípe.