No encerramento do discurso que fez hoje nas instalações da Petrobras, em Guarulhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a parceria firmada com os Estados Unidos "pode significar um novo momento para a indústria automobilística no mundo, para os combustíveis no mundo e para toda a humanidade". Segundo ele, a tecnologia flex fuel tornou o etanol um combustível seguro e confiável. "Agora precisamos avançar também no biodiesel", destacou, ao lado do presidente norte-americano, George W. Bush.
Em razão do acordo firmado na área de biocombustível, o presidente Lula acredita que Brasil e a nação norte-americana deverão formar alianças também com "terceiros países para diversificar a produção". "Temos uma responsabilidade e um desafio especial", citou o presidente brasileiro.
Lula disse ainda que tem sido um defensor das fontes renováveis de combustíveis. "O que fizermos para reduzir a emissão de poluentes será um ganho", ressalvou. O presidente brasileiro destacou também que é preciso criar bases para o mercado mundial de biocombustíveis.