Os agentes de saúde, que diariamente percorrem bairros de todos os 399 municípios do Paraná, são os principais aliados da população no combate à dengue. De residência em residência e de comércio em comércio, eles procuram locais que possam facilitar a criação de focos da doença e orientam a população sobre as precauções necessárias para que o mosquito aëdes aegypti, transmissor da dengue, não se prolifere.

continua após a publicidade

A coordenadora da equipe do centro do Sarandi, no Norte do Estado, Virginia Martins, acompanha o trabalho de todos os agentes, percorrendo as ruas da cidade. Ela conta que os principais locais que encontram focos do mosquito são pneus, vasos de flores e tanques de lavar roupa. ?É preciso ter muito cuidado com esses locais?, alerta. ?Nós entramos no quintal e olhamos tudo. É preciso vasculhar mesmo?, explica. Caso alguma larva seja encontrada, os agentes fazem a coleta e enviam o material para o laboratório que faz a identificação para confirmar se realmente é do mosquito transmissor da dengue.

Em caso positivo, os agentes conversam com os moradores e pedem para que os problemas não ocorram mais. Estipulam um prazo, que normalmente é de no máximo 15 dias e voltam à residência para verificar as providências tomadas. ?Se mesmo assim não estiver dentro do necessário, fazemos uma notificação para vigilância sanitária que pode inclusive aplicar multas?, disse Virginia.

Em uma das residências visitadas pela equipe, da dona de casa Josinete Dias, 31 anos, nenhum problema foi encontrado. ?Já sei os locais de perigo. Estamos sempre atentos e converso inclusive com os vizinhos para que todos tenhamos os mesmos cuidados?, disse.

continua após a publicidade

Após auxiliar a primeira equipe de agentes, Virginia segue o seu caminho em busca de outros companheiros de trabalho. Alguns quarteirões depois, os encontra em uma clínica veterinária, no centro do município. ?Normalmente em estabelecimentos comerciais não tem muita coisa?, diz. Mas quando se trata de um caso como esse, onde ficam animais e potes com água para matar a sede dos bichos, o cuidado deve ser redobrado. ?Orientamos a limpar bem o aquário e os locais onde os animais ficam alojados?, explica. Ela completa que é necessário limpar muito bem qualquer recipiente que acumule água. ?Tem que lavá-los, pois os ovos do mosquito ficam presos na superfície?, alerta.