A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia amanhã e conclui no dia 1º de agosto um processo de consulta pública para discutir a proposta da agência de simplificar as regras que tratam das promoções nos preços das passagens de ônibus interestaduais e internacionais. A intenção da agência é a de recolher sugestões (de empresas, usuários ou associações, por exemplo) sobre formas de se flexibilizar a regulamentação para que os preços passem a ser mais competitivos e possam concorrer com os descontos oferecidos pelas empresas aéreas de baixo custo.
Segundo a ANTT, as operadoras de ônibus de viagem já têm autorização para aplicar descontos nas passagens, mas as regras para isso são tão complexas que dificultam na prática, as promoções.
A principal proposta da agência prevê que as empresas possam oferecer, por exemplo, tarifas promocionais em parte dos assentos de um ônibus, ou apenas em alguns horários de uma determinada linha, algo semelhante ao que praticam as empresas aéreas, que oferecem preços diferenciados dentro de um mesmo vôo. Atualmente, as regras do setor não permitem que os ônibus de viagem ofereçam descontos fracionados.