Agência Nacional de Energia Elétrica reduz seguro-apagão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu de 0,0085% para 0,0067% a cobrança do Encargo sobre Capacidade Emergencial, o seguro apagão, que onera cada quilowatt/hora consumido. Ele vem sendo adicionado às contas de energia desde setembro do ano passado e foi criada para suprir prejuízos das geradoras de elétricidade em períodos de seca. A decisão foi tomada em reunião da diretoria colegiada, encerrada ontem à noite.

A Aneel deverá divulgar hoje o reajuste das tarifas de energia elétrica para os usuários servidos pela Light. Embora o assunto estivesse na pauta da reunião de ontem, a agência preferiu adiar a decisão porque precisava de tempo para apreciar o conteúdo da proposta da empresa.

A agência reguladora informou que, por força da legislação em vigor, as empresas verticalizadas terão que criar outras pessoas jurídicas para as atividades de geração e distribuição de energia elétrica. Essa medida já está em vigor e empresas como a Cemig, que é verticalizada, só poderão participar, no próximo mês, do leilão para a compra de energia elétrica se tiverem uma empresa para cada atividade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo