Um cidadão que procura hoje a Agência do Trabalhador em busca de um emprego não consegue imaginar como isso poderia ser feito sem a ajuda da informática. Depois de cadastrado, ele só precisa passar o Cartão do Trabalhador no identificador magnético de um dos terminais públicos instalados em uma das 123 agências e 101 postos em todo o Estado para saber se existe alguma vaga disponível no mercado de trabalho na sua profissão. Se tiver acesso à internet em casa, ele nem precisa se deslocar até uma agência, a não ser para o encaminhamento propriamente dito à empresa.
Empregos disponíveis no mercado de trabalho, cadastro para candidatar-se às vagas, cadastro de empregador com serviços a oferecer, solicitação de mão-de-obra pelo empregador e consultas sobre Seguro-Desemprego são atividades básicas das agências e postos do Trabalhador disponíveis pela internet na página on line da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Pelo site www.setp.pr.gov.br, através do link “Agência do Trabalhador”, o trabalhador pode encontrar um emprego na sua profissão, no município e bairro desejados. Do mesmo modo, o empregador procura o funcionário com a especialização necessário para a função.
Além dos serviços das agências e postos do Trabalhador, as pessoas com acesso à internet podem entrar no site da Secretaria para obter informações sobre outras áreas de sua atuação ou enviar dados pessoais no caso de preenchimento de cadastros. O mais recente serviço no site da Secretaria foi implantado no ano passado. É um dispositivo para facilitar o relacionamento com as entidades sociais que precisam de certidões negativas para dar continuidade ao atendimento à população necessitada do Estado.
Agora, a emissão do documento sai na hora e não tem custo: não é necessário deslocar-se até Curitiba para retirá-lo. A entidade que precisa de certidões negativas sobre suas obrigações com o poder público faz a solicitação e o interessado confirma a autenticidade da declaração pelo link “Cadastro de Entidades Sociais”, no sistema IES (Informações de Entidades Sociais). Esse sistema facilita o acesso às informações e situação cadastral de 5.445 entidades sociais do Paraná registradas na Secretaria.
Antes da implantação do sistema on line, um representante da entidade precisava retirar a Declaração de Registro em Curitiba e encaminhá-la ao órgão requisitante. Além do custo financeiro com o deslocamento, outro inconveniente era o tempo de espera. Como o documento precisava ser assinado, nem sempre o processo era imediato, em razão das dezenas de deliberações diárias feitas pela Diretoria Geral.