Agência do Trabalhador amplia colocação de deficientes em 32,83%

A Agência do Trabalhador colocou 935 pessoas com deficiência no mercado do trabalho, de janeiro a julho de 2005, registrando um acréscimo de 32,83% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o coordenador estadual do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), Simão Stczaukoski, o aumento deve-se a implementação das parcerias no interior e capital e o interesse no cumprimento da lei de cotas, que exige que 2% a 5% do quadro funcional de empresas com mais de 100 empregados, sejam preenchidos por pessoas com deficiência.

?Para a execução dessa legislação, fazemos um trabalho de conscientização dos empresários para abrir as portas das empresas para a contratação das pessoas portadoras de deficiências especiais?, explica Simão.

As parcerias às quais se refere o coordenador são realizadas entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e instituições como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR). É, por causa da colaboração dessas empresas que, segundo Simão, a qualificação já não é mais um obstáculo.

?Todos os parceiros já se preocupam em fazer o treinamento direcionado diretamente para a área de atuação das empresas?, esclarece.

A meta de colocações para 2005 é maior do que a estipulada no ano passado. Para o Padre Roque Zimmermann, secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o plano traçado com o governador Roberto Requião já está acomodado. ?Este ano fizemos um acréscimo na meta e pretendemos colocar 1,5 mil até o dezembro?, destaca.

Sobre o PPD

O programa é vinculado à SETP e funciona nas Agências do Trabalhador em todo o Paraná. A orientação do empresariado paranaense para a contratação de pessoas com deficiência, assim como a qualificação e colocação dessas pessoas no mercado de trabalho são atribuições do programa.

Para se inscrever basta procurar uma das agências e apresentar os documentos pessoais e currículo. Os locais de atendimento em todo Paraná podem ser consultados pelo telefone da SETP (41) 3883-2500 e pelo site www.setp.pr.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo