O governo federal, por meio da Agência de Promoção de Exportações (Apex/ Brasil) está investindo R$ 10 milhões de reais em ações de promoção comercial no mercado francês. A idéia é potencializar as comemorações culturais do ano do Brasil na França ? que teve início em 15 de março e vai até 15 de dezembro de 2005. Com participação em feiras setoriais e eventos em parceria com redes de lojas francesas, a Apex espera incrementar em 20% o intercâmbio comercial com a França, que foi de US$ 4,477 bilhões em 2004.
"O ano do Brasil na França é um ano cultural, é uma homenagem que o governo francês faz ao povo brasileiro, convidando a ações culturais. O interesse que gera é muito grande e a Apex aproveita este movimento para fazer promoção comercial dos produtos brasileiros", resume a diretora de Inteligência Comercial da Apex, Lilia Miranda.
Dos R$ 10 milhões de investimentos previstos em ações de promoção comercial junto ao mercado francês, R$ 7,2 milhões destinam-se à participação em 18 feiras ? em parceria com entidades setoriais – nas áreas de cinema e documentários, mármore e granito, calçados, couros e componentes, artesanato, têxtil e confecções, músicas e artes cênicas, máquinas e equipamentos e televisão. "Dentro da feira há diversas ações, como exposição de produtos e rodadas de negócios", explica a diretora da Apex.
Os R$ 2,8 milhões restantes estão sendo investidos em seis eventos em parceria com redes de lojas francesas. "Estes eventos são uma forma muito interessante de levar nossos produtos direto ao consumidor", explica Lilia Miranda. Além da ação conjunta com as Galerias Lafayette, o pacote de eventos inclui eventos com a Lafayette Gourmet e com as redes Carrefour, Casino e Printemps. A Apex também dará apoio institucional ao chamado Espaço Brasil, que será inaugurado em junho e servirá como ponto central de todas as ações do Ano do Brasil na França. A instalação ficará no Carreau du Temple, um pavilhão tombado de 2.400 metros quadrados localizado no Marais, um dos bairros mais famosos de Paris.