O governo brasileiro suspendeu temporariamente as importações de animais vivos, seus produtos e subprodutos fornecidos pela Bolívia. A determinação consta em comunicado enviado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura às Superintendências Federais de Agricultura. O comunicado é assinado pelo diretor do departamento, Jamil Gomes de Souza.
No documento, Gomes de Souza informa que a restrição será mantida até que serviço oficial boliviano encaminhe ao Brasil informações detalhadas sobre o foco de febre aftosa diagnosticado na localidade de Cuatro Cañadas, Província de Ñuflo de Chavez do Departamento de Santa Cruz, que fica no leste do país. O vírus detectado na região é do tipo "O", o mesmo diagnosticado em 2005 em Mato Grosso do Sul.
O diretor determinou, no documento, que as superintendências informem o ocorrido aos órgãos estaduais das políticas de defesa sanitária animal. Gomes de Souza também pede que "ações de vigilância primária, especialmente nos Estados com divisa com a Bolívia sejam urgentemente implementadas".