Foto por: Pedro Ugarte
África do Sul e México empataram em 1-1 na primeira partida da Copa do Mundo de 2010, disputada nesta sexta-feira no estádio Soccer City de Johannesburgo pelo grupo A.
Os Bafana Bafana abriram o placar aos 55 minutos de jogo com Siphiwe Tshabalala, mas Rafael Márquez conseguiu empatar aos 79.
Diante de 84.490 torcedores no Soccer City, mexicanos e sul-africanos somaram um ponto cada no grupo que também inclui França e Uruguai, que jogarão mais tarde (15h30 de Brasília) no estádio Green Point, da Cidade do Cabo.
O lendário líder Nelson Mandela não pôde assistir à partida, devido à morte de uma bisneta em um acidente de carro.
Em esmagadora maioria, os sul-africanos foram à loucura com os Bafana Bafana, mas deixaram o estádio com alguma frustração.
Os mexicanos quase abriram o placar aos 38 minutos, mas seus quase 15.000 torcedores que se reuniram nas arquibancadas superiores da ala norte do estádio ficaram com o grito de gol entalado na garganta quando o árbitro uzbeque Ravshan Irmatov anulou um gol de Giovani dos Santos por impedimento.
Foi um primeiro tempo bastante animado, com o México mantendo a posse de bola por mais tempo e chegando com frequência à área adversária, apoiado principalmente nas jogadas de Giovani dos Santos, enquanto as ‘Gazelas Negras’ locais apostavam em contra-ataques rápidos em bloco, bem neutralizados pela zaga asteca.
A África do Sul voltou com mais energia no segundo tempo e aos 10 minutos marcou o primeiro gol da Copa com o volante Siphiwe Tshabalala.
Lançado na lateral esquerda, Tshabalala carregou a bola até a entrada da área e acertou um belo chute cruzado no ângulo do goleiro mexicano Pérez, para a alegria dos sul-africanos presentes no Soccer City.
Um minuto depois, o treinador mexicano Javier Aguirre tentou colocar ordem em sua desarrumada equipe, tirando Paul Aguilar para a entrada de Andrés Guardado.
Os Bafana Bafana deram um ritmo impressionante à segunda etapa, assustando ‘Conejo’ Pérez em diversas ocasiões.
Aguirre efetuou várias mudanças táticas no segundo tempo, e a principal ocorreu após a entrada do veterano Cuauthémoc Blanco, que iniciou a jogada do empate.
As coisas pareciam estar a favor da seleção de Carlos Alberto Parreira, quando Blanco cobrou o escanteio que permitiu a Guardado cruzar da esquerda. A zaga sul-africana deixou Rafa Márquez sozinho, cara a cara com o goleiro Itumeleng Khune, que nada pôde fazer.
No finalzinho, os sul-africanos ainda perderam um gol incrível. A um minuto do fim do tempo regulamentar, Ktlego ‘El Killer’ Mphela tocou na saída de Pérez e a bola tocou a trave direita.
– Copa do Mundo da África do Sul – Grupo A
Primeira fase: África do Sul – México 1-1 (Intervalo: 0-0)
Gols:
África do Sul: Tshabalala (55)
México: Márquez (79)
Estádio: Soccer City (Johanesburgo)
Público: 84.490
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Cartões Amarelos:
África do Sul: Dikgacoi (27), Masilela (70)
México: Juárez (18), Torrado (57)
Escalações:
África do Sul: Itumeleng Khune – Siboniso Gaxa, Aaron Mokoena (cap.), Bongani Khumalo, Lucas Thwala (Tsepo Masilela 46) – Siphiwe Tshabalala, Kagisho Dikgacoi, Reneilwe Letsholonyane, Teko Modise – Steven Pienaar (Bernard Parker 84) – Katlego Mphela. T: Carlos Alberto Parreira.
México: Oscar Pérez – Paul Aguilar (Andrés Guardado 57), Ricardo Osorio, Francisco Rodríguez – Carlos Salcido, Efraín Juárez, Rafael Márquez, Gerardo Torrado (cap) – Giovanni Dos Santos, Guillermo Franco (Javier Hernández 73), Carlos Vela (Cuauhtémoc Blanco 69). T: Javier Aguirre.