Foto por:
A Agência France-Presse (AFP) obteve resultados comerciais que superaram amplamente seus objetivos com produtos dedicados à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, anunciou nesta sexta-feira a direção.
Com relação aos dois eventos, a AFP teve mais de 300 assinantes de conteúdos ou produtos específicos, que foram adicionados aos tradicionais parceiros de seus serviços de informação. A receita gerada por esses produtos especiais foi mais de duas vezes superior à obtida em 2006, com os Jogos de Inverno de Turim e com o Mundial alemão.
A agência enviou para a África do Sul 130 jornalistas, fotógrafos e técnicos, fornecendo no total 55.000 fotos da Copa do Mundo, mais de 250 vídeos e um serviço de texto em seis línguas (português, francês, inglês, espanhol, árabe e alemão, graças a sua filial SID).
“A oferta de informações esportivas da AFP é particularmente rica para a Copa do Mundo de futebol, com uma gama de produtos destinados aos profissionais de imprensa (fluxo de notícias e de fotos em tempo real, infográficos, vídeos para redes de televisão) e de produtos prontos para a difusão (matérias pré-editadas e enriquecidas com conteúdos multimídia, pacotes de vídeos sobre eventos paralelos e curiosidades envolvendo a Copa, ‘widgets’ de resultados para websites, aplicativos interativos em várias línguas no formato Flash…). Isso é o que faz sua força e seu sucesso”, comentou Emmanuel Hoog, presidente da Agência France-Presse.
Este êxito no Mundial é registrado após a grande cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, recompensada pela resposta positiva dos maiores meios de comunicação internacionais e pela difusão des infográficos esportivos da AFP em quase 30 línguas.
As tecnologias de transmissão estabeleceram na Olimpíada e na Copa do Mundo novas marcas notáveis: menos de dois minutos entre a captura de uma fotografia no local do evento e sua recepção pelos clientes da AFP, em todo o mundo. Recorde batido também pelos ‘downloads’ de fotos da AFP por meio de sua plataforma ImageForum: 565.000 até o dia 9 de julho, antes da final da Copa.