O Sindicato Nacional dos Aeroportuários realiza nesta manhã uma manifestação pacífica no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. De acordo com o sindicato, os manifestantes são contrários à proposta da presidente Dilma Rousseff de privatizações no setor aéreo.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre 100 e 200 funcionários dos setores de manutenção, administração e operação do aeroporto realizaram uma assembleia para discutir melhorias na categoria por volta das 9h. Na sequência, foi feita uma manifestação pacífica contra à privatização dos aeroportos.
O ato também deve acontecer nos aeroportos de Viracopos (SP), Tom Jobim(RJ), Confins (MG) e Juscelino Kubitschek (DF). As manifestações fazem parte do Dia Nacional de Mobilização, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Além do ato nos aeroportos, haverá mobilizações em todos os Estados hoje, incluindo assembleias em porta de fábrica, marchas, panfletagens a paralisações. Na pauta de reivindicações estão a implementação do plano nacional de educação, com investimento no setor de 10% do PIB e de 50% dos recursos do pré-sal, redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário e mudança da estrutura sindical do País.