Aeroportos terão metade do que Infraero diz que precisa

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem investimentos previstos de R$ 1,026 bilhão, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para construção do terceiro terminal de passageiros. Se a meta for cumprida, o aeroporto, que é um dos mais movimentados do País, com média anual de 17 milhões de passageiros, terá capacidade para mais 12 milhões de passageiros por ano a partir de 2010. A segunda etapa da reforma das pistas de pouso e de decolagem do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e a construção de mais uma torre de controle também foram incluídos no PAC, com custo de R$ 38 milhões

Entre outros exemplos de obras de recuperação e ampliação de capacidade operacional de 20 aeroportos priorizados no PAC, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, destacou a modernização dos Aeroportos Santos Dumont e Galeão (RJ) e a ampliação do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. "Esse investimento é fundamental para evitar o estrangulamento dos serviços aeroportuários.

Até 2010, a União vai alocar R$ 3 bilhões do orçamento para o setor. A Infraero diz que precisará de R$ 6 bilhões, mas acredita que conseguirá a diferença com o aluguel de lojas nos aeroportos, armazenamento de cargas e recolhimento de taxas de usuários e companhias aéreas. A meta nos 20 aeroportos é ampliar a capacidade dos atuais 118 milhões de passageiros por ano em mais 40,3 milhões.

Nos quatro terminais de carga incluídos no pacote – em Vitória (ES), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio -, o objetivo é acrescentar à capacidade de 100 mil toneladas por ano 191 mil toneladas em quatro anos.

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