Brasília – O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, disse nesta quinta-feira (7) que os vôos já estão sendo normalizados e os atrasos nos aeroportos devem acabar. Segundo ele, nesse mês de dezembro, quando muitas pessoas viajam de férias, os passageiros não terão mais problemas como o ocorrido na terça-feira (5).
Isso porque, de acordo com Zuanazzi, as falhas nos equipamentos que causaram os atrasos e caos nos aeroportos brasileiros essa semana foram técnicas – sem relação com a falta de controladores de vôos. ?Estamos indo para o fim do ano bem. Tivemos um problema técnico anteontem, já resolvido. É um problema que não tem nada a ver com o anterior, que é um problema de falta de gente nas posições de controladores?.
Durante palestra em seminário de empresas de transporte aéreo regional, Zuanazzi disse que o governo discute a possibilidade de descentralizar os centros de controle aéreo (Cindactas) e assim reduzir as conseqüências em casos de falha técnica.
Atualmente há quatro centros em operação no país, em Brasília, Manaus, Curitiba e Recife. Também se estuda reativar unidades do Cindacta como de Belém, Porto Alegre e São Paulo, segundo ele.