Mesmo com a greve de 24 horas a partir 12h desta quarta-feira (09) dos funcionários da Sata (empresa que presta serviços auxiliares ao Grupo Varig), os aeroportos Santos Dumont e Galeão Tom Jobim (RJ) e Guarulhos (SP) operam normalmente. A informação foi dada tanto pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), como pela Varig Nova, que ficou com a parte operacional da antiga Varig.
Segundo a Infraero, o movimento de carga e descarga e de limpeza das aeronaves que operam nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo não foram afetados pela greve. A informação foi confirmada pela assessoria de Imprensa da Varig Nova.
Já o Sindicato Nacional dos Aeroviários informou que os funcionários da Sata decidiram pela paralisação em assembléia realizada nesta terça-feira e foi motivada pelo fato de os mais de 2 mil empregados que prestam serviços à Varig e a também à outras empresas de aviação não estarem recebendo salários regularmente e nem a cesta básica que é distribuída aos funcionários, ou mesmo os vales transporte e refeição.
Ainda de acordo com o Sindicato dos Aeroviários, apenas 25% dos salários devidos pelo mês de julho foram depositados na conta dos empregados.