Quatro vôos foram cancelados na manhã desta quinta-feira (5) feriado de Páscoa no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), das 49 operações previstas para a manhã – 23 pousos e 16 decolagens – seis sofreram atrasos acima de uma hora e 20 apresentaram atrasos entre 15 minutos e uma hora.
Nas estradas que cortam o Paraná o movimento é grande desde a manhã dessa quinta-feira. As polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) desenvolvem a Operação Semana Santa e Páscoa, respectivamente, para reduzir o número de acidentes. No ano passado, foram registrados no Paraná, nas estradas federais, 93 acidentes, com 82 feridos e três mortos, e nas estradas estaduais foram registrados 200 acidentes, que deixaram 185 pessoas feridas e três mortas.
O policiamento está reforçado principalmente nos trechos de maior movimento das BRs 116, 277, 376 e 476. Na BR 376 ? que liga Curitiba a Santa Catarina – é de 1.500 veículos por hora, devendo aumentar no final da tarde . Na BR 277 ? que liga Curitiba ao litoral -, segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, da zero hora às 11 horas passaram pela praça de pedágio quase 4 mil veículos. A estimativa é que 35 mil veículos desçam para o litoral neste feriado .
Na rodoviária de Curitiba, devem embarcar cerca de 40 mil pessoas, segundo Jair de Carvalho, responsável pela administração do terminal. Cerca de 1,2 mil ônibus devem sair do terminal ? 750 nesta quinta e 450 amanhã (6).