Brasília – Para prevenir os acidentes aéreos, o Comando da Aeronáutica criou os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). Eles funcionarão nos estados onde já existem os Comandos Aéreos Regionais (Comar).

continua após a publicidade

A portaria que cria o Seripa foi publicada hoje (9) no Diário Oficial da União. Os serviços têm como objetivo planejar e controlar as atividades relacionadas com a investigação e prevenção dos acidentes aeronáuticos, no âmbito da aviação civil.

O primeiro Seripa funcionará em Belém (PA).

Após o acidente com um avião da Gol, em 29 de setembro, o país passou por uma crise nos aeroportos brasileiros. Em outubro, oito controladores saíram de operação e controladores militares foram convocados para trabalhar em regime de emergência. No dia 5 de outubro, uma pane no sistema de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) de Brasília provocou a paralisação dos principais aeroportos do país.

continua após a publicidade

Nas vésperas de Natal, a crise piorou novamente. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os atrasos dos vôos não estavam mais relacionados com o controle do tráfego aéreo. Mas como decorrência de chuvas e problemas na companhia aérea Tam.

No dia 22 de dezembro, o governo federal chegou a disponibilizar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de passageiros da Tam. Em cinco dias, os aviões da FAB transportaram 2,6 mil passageiros.