Brasília, 04 (AE) – Por volta das 18 horas de hoje (04), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), telefonou para o presidente Lula e solicitou tropas federais para garantirem o policiamento na capital mineira, Belo Horizonte, enquanto durar a greve da Polícia Militar e da Polícia Civil. Segundo informação do Gabinete de Segurança Institucional, o pedido do governador foi atendido imediatamente com a mobilização de tropas da 4ª Divisão do Exército de Minas Gerais, sediadas na capital.
Amanhã (05), o Ministério da Justiça e o Ministério da Defesa vão se pronunciar sobre o emprego das tropas federais.
Hoje à noite, a Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República divulgou a seguinte nota oficial: “Em resposta à solicitação, formulada em 4 de junho de 2004, pelo governador do Estado de Minas Gerais, senhor Aécio Neves da Cunha, o senhor presidente da República instruiu o Ministério da Defesa a ativar, de imediato, os órgãos operacionais das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem em Minas Gerais, em virtude da paralisação parcial das forças policiais em Belo Horizonte.
“Esta iniciativa, com o objetivo de preservar a segurança da população, foi tomada pelo senhor presidente da República com fundamento no Art. 142 da Constituição Federal e tendo em vista o disposto no Art. 15, parágrafo 2º, da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e alínea “p” do inciso VII do Art. 27 da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003.
“As Forças Armadas deverão ser empregadas pelo prazo necessário para a superação da atual situação daquela unidade da Federação.”
Aécio pede tropas federais para garantir policiamento em BH
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna