O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou que o modelo muito concentrado de decisões que seu partido, o PSDB, utilizou até o ano passado para escolher o seu candidato à Presidência ?está completamente exaurido?. Aécio elogiou a proposta do senador Tasso Jereissati (CE), presidente nacional da legenda, de criar mecanismos abertos de consulta para as grandes decisões partidárias. O projeto foi revelado por Tasso em entrevista publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo no domingo.
Para ele, a informação de que o presidente do partido vai apresentar uma proposta de prévias internas para escolher os candidatos presidenciais do partido ?foi uma importante sinalização para o PSDB?. Aécio disse não ter se surpreendido com a proposta de Tasso, pois acha que, com o esgotamento do modelo antigo – em que as decisões eram tomadas por um grupo de cardeais, do qual ele mesmo era um dos integrantes mais influentes – tornou-se essencial ao PSDB acolher formatos mais abertos de consultas a seus filiados e eleitores.
?Precisamos definir com cautela qual será o modelo que vamos adotar, mas que é necessário implantar um formato de consultas mais freqüentes às bases eu não tenho dúvida nenhuma?, afirmou.