Em comício realizado ontem à noite sob forte chuva, na cidade-satélite de Ceilândia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seus rivais "babam" de ódio porque já prevêem sua vitória na eleição e mais mudanças no País. "Meus adversários estão tão nervosos, estão tão irritados, estão ‘tão tão’ que chegam até a babar de raiva de nós", afirmou Lula.

continua após a publicidade

Sem citar o nome do presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), ele lembrou a frase do senador que, após o escândalo do mensalão disse ser preciso acabar com a "raça" do PT por 30 anos. "Essa raça somos nós, o povo brasileiro, e ninguém vai conseguir acabar", bradou.

Lula chegou ao comício de helicóptero, com duas horas de atraso. Até perto das 20 horas, um locutor pedia calma aos petistas e comunistas que lotavam a Praça da Administração de Ceilândia. "Esse helicóptero que passou aqui está trazendo esse nordestino porreta", anunciou ele, às 19h40, quando a aeronave cruzou o céu.

De 6 mil a 8 mil pessoas aguardavam Lula – de acordo com cálculos da Polícia Militar e da cúpula da campanha. Munidos de bandeiras vermelhas, os militantes resistiram o quanto puderam, mas a impiedosa chuva fez com que muitos fossem embora antes mesmo da fala do "companheiro-presidente"

continua após a publicidade

"Na hora em que começou a chover, eu achei que não ia sobrar ninguém nessa praça", afirmou Lula, logo no início de seu discurso. Na tentativa de animar os petistas, ele elogiou o empenho dos que ficaram. "É que a política, quando é feita com seriedade, tem seguidores", disse. Foi ovacionado.