Mais uma vez a fantasia fica um pouco mais perto da realidade. Nove anos após lançar no Brasil o primeiro carro imitando um ?off-road?, a Fiat Automóveis consegue dar nova vida a um de seus produtos de maior sucesso, a perua Palio Adventure, com o lançamento da versão Locker na linha Weekend 2009.
A grande novidade do Palio Weekend 2009 está na versão Locker. Trata-se de um sistema que bloqueia o diferencial, transformando o carro no primeiro do mundo com tração dianteira a ter esse equipamento. A vantagem do sistema é transferir a força de uma roda que estiver sem aderência para outra. Assim, o carro pode transpor terrenos acidentados com maior facilidade, evitando atolamentos.
Com a novidade, a Fiat Automóveis vai realizar uma ação de ?marketing? forte para tentar recuperar a liderança no segmento, que tem a Spacefox como líder com 7.165 unidades vendidas no primeiro quadrimestre deste ano.
Alguns detalhes podem fazer a diferença, como a altura do solo: o carro está mais elevado e o entre-eixos é maior. O objetivo foi deixar o carro com espírito mais aventureiro e manter conforto e dirigibilidade. O porta-malas tem agora capacidade para 460 litros, o maior da categoria. Esteticamente, a Adventure Locker ganhou uma aparência mais robusta, que leva a fábrica a proclamá-la um ?SUV light?.
Certamente, como acontece com a maioria dos utilitários de verdade, poucos serão os compradores do Adventure Locker que chegarão a usar regularmente o recurso do travamento do diferencial. Para esses, uma lembrança: apesar do ganho em potencial na condução ?off-road?, ela continua sendo um carro de familiar, nem perto de ser um jipe. Como comprovou o colega que resolveu fazer um teste na areia mole, durante o lançamento do carro em Porto de Galinhas, Pernambuco. E não deu outra, o carro acabou atolado.
O Palio Weekend 2009 chega em três verões com preços competitivos: a ELX 1.4 Flex, que custará R$ 39.920,00, a Trekking 1.4 flex, que tem o preço de R$ 41.920,00 e a Locker 1.8 Flex, que sai por R$ 53.850,00. Segundo a Fiat são preços competitivos e por isso há expectativa de vender 2.500 unidades por mês ou 30 mil ao ano. (BN)