O Projeto Luz, Câmera…Paz!, idealizado pelo jornalista Téo Travagin, da Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência (Ciranda), exibe nesta quinta-feira (28), na Cinemateca de Curitiba, dois mini-documentários de 20 minutos produzidos por adolescentes em conflito com a lei das unidades do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), de Fazenda Rio Grande, e Joana Miguel Richa.
O jornalista explica que o projeto surgiu a partir do momento em que ?A Ciranda? teve vontade de trabalhar com os adolescentes. ?O meio que escolhemos foi o vídeo e a principal temática, a violência. Apresentamos a idéia no Concurso Juventude e Paz, promovido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviços ? Cese, e ganhamos o financiamento do projeto?, disse.
O Luz, Câmera…Paz! começou com a discussão de temas, sempre subsidiada por um especialista, uma pessoa acostumada a conversar com os jovens e suas questões. ?A partir daí os adolescentes assumiram os vídeos como se fossem deles mesmos, quer dizer, mostraram seu potencial e nós ficamos orgulhosos com esse trabalho que foi fundamental para a auto-estima deles?, completa o jornalista.
O lançamento do material foi realizado nas unidades no início deste mês, com a presença dos familiares dos adolescentes. Em Fazenda Rio Grande, o pai de um dos meninos nos agradecer porque notou uma grande diferença no comportamento do garoto?, relata.
Fazenda Rio Grande abriga meninos com infrações leves e o Educandário Joana Richa as meninas sob medida sócio-educativa. ?O Luz, Câmera…Paz! faz parte do que queremos para o futuro desses garotos e garotas. É uma atividade educativa que os faz refletir sobre sua realidade e sobre como devem dirigir suas vidas a partir de agora?, ressalta o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann.
A apresentação que começa as 19h vai contar também com uma explicação sobre o projeto. ?Não sabemos qual vai ser a demanda para o evento, dependendo do público vamos fazer mais uma sessão às 20h30?, avisa Téo. Mais informações no site http://www.ciranda.org.br/camera/ ou pelo telefone (41) 3224-3925.