Adiada por 24 horas votação do relatório preliminar do Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento adiou para amanhã a votação do relatório preliminar do senador Romero Jucá (PMDB-RR) do Orçamento Geral da União para 2005. O deputado Alberto Goldmann (PSDB-SP) pediu o prazo de 24 horas para que os membros da Comissão analisem as mudanças feitas no relatório do senador, que acatou apenas cinco das 93 emendas apresentadas ao texto.

O adiamento modifica o calendário acertado entre os membros da Comissão para que o Orçamento seja votado até o dia 23 de dezembro. Mesmo com um dia de atraso nas votações, o senador Romero Jucá acredita que a proposta orçamentária será votada este ano antes do recesso parlamentar. "Eu acho que nós temos que caminhar, construir entendimento com a oposição. Se votarmos na véspera do Natal, que o espírito natalino prevaleça e a gente possa votar o Orçamento. O prazo é apertado. Com o período eleitoral, os trabalhos começaram tardiamente. Mas eu acredito no entendimento", disse Jucá.

O deputado Alberto Goldmann disse no entanto que o Executivo vai começar o ano de 2005 sem ter conseguido aprovar o Orçamento no Congresso Nacional. "Não vejo possibilidade concreta de votar até o dia 23. Até hoje não tivemos a presença do ministro do Planejamento para discutir esse Orçamento conosco. Nunca aconteceu isso. Não discutimos ainda com nenhuma figura do Executivo", criticou.

O presidente da Comissão, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), afirmou que mesmo com o apertado calendário para a votação da proposta, o Congresso Nacional tem que honrar o seu compromisso de aprovar o Orçamento ainda este ano. "Se não fizermos a votação até o final de dezembro, significa que a partir de janeiro o governo somente poderá fazer os gastos obrigatórios: pessoal, juros, aposentadorias. Portanto, vai piorar a situação da gestão orçamentária no país. Votar o Orçamento para o país é obrigação do Congresso. Vamos trabalhar sábado e domingo se for preciso", garantiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo