Acordo prevê votação das PPPs até amanhã no Senado

O Senado realiza hoje sessão deliberativa para iniciar a votação de nove medidas provisórias (MPs) que estão trancando a pauta, impedindo outras votações. Um acordo entre as lideranças partidárias prevê a desobstrução da pauta do plenário para votar até amanhã (21), o projeto de lei que institui as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Entre as MPs, uma das mais relevantes trata das regras para plantio e comercialização da soja geneticamente modificada para a safra de 2005.

Somente depois de votar as nove MPs, os senadores poderão apreciar o projeto das parcerias. Como o texto sofreu modificações no Senado, se for aprovado no plenário, retornará à Câmara para novas votações, o que só deve ocorrer no próximo ano, conforme reconheceu, na sexta-feira, o presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha. "A princípio, só no ano que vem. Encerrou-se o ano legislativo, nós só vamos retornar em 14 de fevereiro, com a eleição da Mesa, e depois iniciar os trabalhos. Acho difícil votar agora", afirmou ele.

Hoje a Comissão de Orçamento inicia a apreciação dos relatórios setoriais. A votação em plenário está prevista para ocorrer por volta do dia 29, segundo prevê o relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR). O presidente da Comissão, deputado Paulo Bernardo (PT-PR) informou que o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), já se comprometeu, caso seja necessário, a prorrogar os trabalhos do Congresso até o dia 30.

Ao todo são dez relatórios setoriais, cujos textos foram entregues somente no fim da semana passada. No planejamento de gastos, o relator terá que adequar o reajuste proposto pelo governo do salário mínimo para R$300 e a correção de 10% na tabela de Imposto de Renda das Pessoas Físicas. De acordo com Jucá, as duas medidas representam gastos extras na ordem de R$5 bilhões.

Desde a última quinta-feira (16), o Congresso está em regime de autoconvocação para votar o Orçamento do próximo ano. Neste período, os parlamentares estão trabalhando sem ajuda de custo adicional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo