Acordo garante posse de imóveis para mil famílias em Curitiba

Um acordo entre o governo do Paraná, Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal vai permitir a regularização da posse de imóveis para as 1.052 famílias que moram numa área ocupada na Vila Formosa, em Curitiba. A área de 594 mil metros quadrados pertence à Caixa Econômica Federal, que já havia ingressado em 1991 com pedido de reintegração de posse na Justiça.

?É a solução de uma luta, de uma reivindicação que se arrasta há 20 anos e agora já temos o aval do Ministério das Cidades e a autorização da Caixa para iniciarmos o processo de regularização das propriedades?, disse Doático Santos, assessor especial do governo para Assuntos de Curitiba, que esteve nesta quinta-feira (18) em Brasília em reunião com representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

A regularização fundiária da área na Vila Formosa será a prioridade um do Plano de Regularização Fundiária de Curitiba que será lançado em março na segunda sessão da conferência municipal criada para este fim. O plano e a conferência serão modelos para o Ministério das Cidades levar para outras cidades brasileiras.

?Esse plano de regularização será amplo e vai abranger não somente as questões da posse dos imóveis. Terá ainda obras de saneamento, de infra-estrutura, drenagens, e projetos para geração de emprego e renda?, adiantou Rosangela Curra, presidente da Cohapar, que participou do encontro.

O Ministério das Cidades, através de programas específicos, poderá aportar R$ 1 bilhão para projetos de regularização fundiária em 2007. Nas contas da Rede de Assuntos de Curitiba são necessários cerca de R$ 300 milhões para regularizar a posse da propriedade de cerca de 80 mil famílias que ocupam 90 áreas somente na capital paranaense.

?Esse encontro em Brasília foi importantíssimo porque a Sanepar vai poder participar ativamente, através de programas da Secretaria Nacional de Saneamento, desses projetos de regularização fundiária. A Caixa Econômica Federal vai selecionar os projetos que vão desde a instalação de rede de água e esgoto, passando por execução de drenagem, coleta de lixo e projetos do gênero?, disse Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente da Sanepar, que também participou dos encontros.

Doático Santos, Rosangela Curra e Maria Arlete Rosa, estiveram com a secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Raquel Ronilk, e com o diretor de Assuntos Fundiários Urbanos da pasta, Celso Carvalho. ?A formação da Rede Assuntos, a instalação da conferência municipal e, principalmente, da formação de comitês de regularização nas áreas ocupadas foram consideradas ideais para o Ministério das Cidades que coloca como fundamental a participação popular em todo esse processo?, disse Doático Santos.

O Ministério das Cidades fará as ?primeiras parcerias? em 2007 com o Governo do Paraná, através da Cohapar e da Sanepar. ?Vamos trabalhar agora exaustivamente na formação dos comitês, cadastro das famílias e vamos novamente convidar a prefeitura e a Cohab (companhia municipal de habitação) para participar desses projetos que serão estendidos às cidades da região metropolitana?, disse Doático Santos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo