Acordo assegura funcionamento parcial do Ibama

Acordo costurado pela presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)e por servidores da autarquia em greve assegurou nesta quarta-feira (16) o funcionamento parcial da diretoria de licenciamento do órgão. O setor é responsável pela concessão de licenças ambientais de projetos considerados essenciais pelo governo, dentro os quais a construção de duas hidrelétricas no Rio Madeira.

Também nesta quarta-feira, segundo o Estado apurou, a presidência da autarquia começou a negociar com os grevistas para que entre os funcionários que estejam trabalhando para o funcionamento parcial do setor de concessão de licenças se encontrem os envolvidos em empreendimentos estratégicos.

A Associação dos Servidores do Ibama no Distrito Federal, no entanto, avisou que não vai fazer nenhum apelo para que os trabalhadores do órgão envolvidos em projetos como o do Madeira voltem a trabalhar. "O direito de greve é constitucional. Quem quiser trabalhar, trabalha. Quem não quiser, não entra. O que estamos fazendo é garantir o funcionamento parcial e a determinação da Justiça para que 50% dos funcionários estejam trabalhando", disse a presidente da Associação dos Servidores do Ibama no Distrito Federal, Lindalva Cavalcanti. Em Brasília, cerca de 80 pessoas estão lotadas no departamento de concessão de licenças ambientais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo