Ações preventivas contra a dengue são essenciais nesta época do ano

?Esta é uma ação em que precisamos do apoio direto da população. A melhor maneira de combater à dengue é evitar que o aedes aegipty, o mosqui-to transmissor, se prolifere?, explica o secretário da Saúde em exercício, Car-los Manuel dos Santos. Nesta época do ano, devido ao crescimento da tempe-ratura média e das chuvas a tendência é que a proliferação do mosquito se tor-ne mais fácil.

Segundo pesquisas feitas pela Secretaria estadual da Saúde, é dentro das casas, principalmente nos vasos de plantas que se reproduzem até 50% dos mosquitos transmissores da dengue. Por isso, as donas de casa não devem se esquecer de colocar areia nos pratinhos dos vasos. Também deve haver muito cuidado com os materiais recicláveis nos quintais, como garrafas pet, latas, vidros e plásticos, que acumulam água da chuva.

Alguns municípios, onde o calor e as chuvas têm maior intensidade, de-vem ter cuidado redobrado. Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Goioe-rê, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Paissandu, Sarandi, Apucarana, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Londrina, Bandeirantes, Guaíra, Santa Helena e Toledo es-tão com índice preocupante de infestação do mosquito. A avaliação é realizada periodicamente pelas autoridades sanitárias e está acima da média aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa situação pode facilitar o surgi-mento de casos da doença. Por isso nesses municípios é importante que popu-lação participe do combate ao mosquito para evitar situações de risco. Este ano, foram registrados 895 casos de dengue autóctone, ou seja, contraída den-tro do próprio Estado.

A doença – O aedes aegypti é o mosquito que transmite a dengue por meio de picadas, quando infectado com o vírus. A maior incidência ocorre durante o dia, no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas que acom-panham a enfermidade são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor no fundo dos olhos, além de dores nas juntas e manchas avermelhadas na pele. Ao cons-tatar alguns desses sintomas, a pessoa deve procurar um médico o mais rápido possível. O verão é a época de maior proliferação do mosquito.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo