Os veranistas que estão no litoral paranaense elogiaram, na noite do último domingo (18), a segurança e a estrutura disponibilizada para o carnaval pelo Governo do Estado com a criação do Projeto Viva o Verão. Apenas no município de Matinhos, cerca de 800 mil participaram das duas primeiras noites de carnaval.
?Este carnaval está sendo um sucesso total. A parceria e a integração entre o município e o Governo do Estado está profissionalizando nosso turismo, mudando o perfil sócio econômico do litoral e mostrando que as praias paranaenses são as que tem maior segurança e conforto para os veranistas e suas famílias?, declarou o prefeito de Matinhos, Francisco Carlin dos Santos, mais conhecido como ?Chiquinho?.
Como exemplo de desenvolvimento, o prefeito citou a retomada das obras de saneamento em Matinhos, que irá ampliar em 50% a coleta de esgoto. ?Teremos índices superiores a qualquer outra praia do litoral sul do país e, com isso, aumentando ainda mais a procura pelo nosso litoral da forma que já estamos percebendo neste carnaval?, acrescentou.
Já o prefeito de Pontal do Paraná, Rusdinei Gimenes, destacou o apoio da Secretaria da Segurança Publica em todo o litoral. ?Não tivemos nenhuma reclamação parte dos veranistas, o que vinha sendo reduzida a cada temporada. Este é o carnaval mais tranqüilo dos últimos anos e graças ao trabalho que vem sendo feito as pessoas já estão vindo às praias mais conscientes?, afirmou Gimenes.
Ele ainda disse que a transmissão ao vivo da Televisão Paraná Educativa está ajudando a divulgar o litoral paranaense de forma nunca feita anteriormente. ?É uma divulgação com responsabilidade e que valoriza as praias paranaenses. Hoje, já vemos turistas de outros estados brasileiros que vêem ao nosso litoral por acompanhar as reportagens da tv educativa?, reforçou Gimenes.
Segurança
Para garantir a segurança dos foliões durante as quatro noites de carnaval, o governo do Estado disponibilizou 1.500 policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros. Além disso, está programado reforço no policiamento com as equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Regimento de Polícia Montada e Companhia de Polícia de Choque da Polícia Militar, e Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), Divisão de Narcóticos e Divisão de Crimes contra o Patrimônio, estes últimos da Polícia Civil.
?Sem sombra de dúvida, está sendo o carnaval com maior efetivo policial da história do município de Matinhos. Não tivemos nenhum tipo de tumulto, briga ou assalto até agora e com o policiamento que estamos presenciando continuará assim?, disse Nelson Kotovicz, presidente da Associação Comercial de Matinhos. ?É uma demonstração de respeito e preocupação com os turistas. É impossível não notar a presença do governo no litoral durante o carnaval e estamos fazendo agradecimentos ao governador Requião em todos os intervalos de shows e trios elétricos como reconhecimento?, finalizou Kotovicz, que é um dos responsáveis pela organização do carnaval.
Público
De acordo com a comerciante Marlene Lovato, que há oito anos mantém uma barraca de lanches em Matinhos, os dois últimos carnavais foram os mais tranqüilos. ?A estrutura melhorou muito. Não tivemos falta de água ou energia, a coleta de lixo esta ótima e mesmo com grande numero de pessoas no carnaval pudemos trabalhar sem medo de brigas ou confusões. O trabalho do governo está cada vez melhor e isso é muito bom?, elogiou Marlene.
O veranista Luis Koppe, que vem todos os anos a Caiobá, falou sobre o controle de som de carros e bares. ?O barulho era terrível e quem procura sossego durante o feriado de carnaval não encontrava. Hoje, com a fiscalização da polícia nos carros e do Instituto Ambiental do Paraná nos estabelecimentos comerciais a situação melhorou 100%?, ressaltou Luis.