Acidentes com vítimas fatais marcaram o início do feriado de Carnaval nas estradas paranaenses. Na manhã de hoje ? quando mais de 20 mil carros deixaram Curitiba rumo ao litoral ? nas vias que dão acesso às praias do Paraná e de Santa Catarina o fluxo de veículos ficou praticamente estático.
Na BR-277, sentido Paranaguá, o tráfego atingiu picos da 2.200 veículos por hora, de acordo com informações da Ecovia, concessionária que administra este trecho da rodovia. Um trânsito normal, de acordo com parâmetros da concessionária é em torno de 600 veículos/hora. A expectativa da Ecovia era de que, até a noite de ontem, mais de 65 mil veículos teriam passado pela BR-277 rumo ao litoral do Estado.
Já na chegada às praias, na PR-407, o grande acúmulo de veículos que rumavam aos balneários de Pontal do Paraná causou congestionamento, deixando o trânsito bastante lento até às 13h. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRF), no período da tarde, o trânsito voltou a fluir bem e nenhum acidente sério havia sido registrado.
Mas a situação mais grave era a da BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. Um acidente envolvendo três caminhões (um dos condutores, Nilo Krüger, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron), no quilômetro 653, sobre a represa da Vossoroca, por volta das 6h da manhã, bloqueou parte da pista e causou um congestionamento de mais de 20 quilômetros. O trânsito foi liberado totalmente às 8h30, mas devido ao acúmulo de veículos praticamente parados durante todo esse tempo, o tráfego era muito lento e, quem pegou a estrada à tarde não conseguia desenvolver velocidade superior à 60 km/h.
Também na BR-376, no quilômetro 631, em frente ao Posto Tio Zico, próximo a Joinville (SC), um atropelamento deixou uma vítima fatal, um andarilho de aproximadamente 40 anos, sem documentos, foi atropelado por um carro.
Outro atropelamento, também fatal, ocorreu na BR-476-Contorno Sul, quilômetro 585, às 7h e vitimou Donizeti de Oliveira. Ele foi atropelado pelo Gol placa AGI-2508, conduzido por Valdecir das Neves, 35 anos.
A informação completa sobre os acidentes que tumultuaram a descida dos foliões para o litoral estará nas páginas de amanhã dos jornais O Estado e Tribuna do Paraná.