Durante as comemorações pelos 45 anos da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), na noite de quinta-feira (07), o governador Roberto Requião ressaltou que a coincidência entre as principais bandeiras da entidade e as ações das suas duas gestões em benefício da região se devem a ?visão estratégica e antiga relação que tem com o município. A construção da Ferroeste em parceria com o Exército foi para baixar o frete dos produtores da região e fazer com que mais dinheiro ficasse no município. A ponte de Guaíra ? e o cancelamento do pedágio cobrado nela ? são ações tomadas com visão estratégica, para facilitar o escoamento da safra pelo Porto de Paranaguá?, comentou Requião sobre a antecipação de algumas reivindicações históricas da Acic.
Requião lembrou que ele tinha 19 anos quando a Associação foi fundada e já havia quatro anos que visitava o município. ?Meu pai tinha uma propriedade em Corbélia, por isso conheço o município desde os tempos em que jipes atolavam no barro das ruas quando chovia?, contou. Além da estrada de ferro e da ligação com o Mato Grosso do Sul, o prefeito de Cascavel, Lísias Thomé, salientou a duplicação da PRT 467 – que liga o município a Toledo – como outra reivindicação da entidade e que está sendo atendida pelo Governo do Estado.
?Há quatro anos, um outro governador prometeu ?o mundo?e nada cumpriu. Este governo está viabilizando uma conquista que é o acesso adequado para a rodovia, derrubando um muro que dividia a cidade?, lembrou o prefeito sobre a obra que compreende a construção de trevo e viadutos na parte norte do município, que é cortada pela rodovia. ?Eu não poderia deixar de lembrar que esta é a terceira vez que o governador vem a Cascavel em três meses, o que revela o seu reconhecimento da importância do município para o desenvolvimento do Estado?, afirmou Thomé.
ICMS
O evento também foi oportunidade para a presidente da Acic, Suzana Gasparovic Kasprzak, destacar as medidas do Governo do Estado para a isenção e redução da cobrança do ICMS das micros e pequenas empresas. ?A Acic sempre será parceira desta administração porque ela está pautada nos interesses dos micros e pequenos empresários, que representam 94% dos associados?, sublinhou. A empresária está à frente da 37ª gestão, sucessora de Altamir Silva, que fundou a Acic em 4 de abril de 1960. A Associação tem hoje 35 colaboradores e 1.777 associados representados em sua maioria por micros e pequenos empresários.
A Acic participa ativamente das campanhas para conquistas de benefícios para o município. A entidade esteve presente nas discussões para a criação do Porto Seco, do Centro de Convenções, da Ferroeste, da Ponte de Guaíra e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná ? que foi beneficiado na quarta-feira (06) com a autorização, pelo Governo do Estado, de teste seletivo para a contratação de 79 técnicos administrativos.