O Brasil vai discutir pela internet a necessidade da população de ter acesso livre às pesquisas científicas. Essa é a proposta da 1ª Conferência Virtual de Acesso Livre à Informação Científica, segundo informou o coordenador geral de Projetos Especiais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Élio Kuramoto, em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.
Segundo Kuramoto, o acesso livre a informação já é um tema discutido em todo o mundo. Tradicionalmente apenas as publicações especializadas divulgam os resultados de pesquisas científicas. "Isso obriga as pessoas interessadas no assunto a comprarem assinaturas dessas revistas, que muitas vezes são caras para a população", afirmou.
Kuramoto disse que é possível que essa discussão provoque alguma resistência das editorias comerciais das revistas científicas, porque o processo de tornar público as pesquisas realizadas, modificará o conceito de comunicação. "No momento em que se coloca um documento de acesso livre, existem os problemas de direitos autorais e algumas revistas são contra o acesso livre de documentos veiculados nas suas publicações", ressaltou.
O coordenador disse que espera que essa conferência possa transformar os resultados das pesquisas científicas em notícias de acesso fácil e grátis aos brasileiros. "Esse movimento será para transformar os resultados das pesquisas financiadas com recursos públicos, em notícias disponíveis para o acesso livre", disse.
Os interessados em participar da conferência podem acessar a página do Ibict na internet www.ibict.br ou o endereço eletrônico www.ibict.br/openacs. Das 15 às 18 horas será possível assistir ao debate ao vivo.