Ação integrada fiscaliza comércios e coibe uso de drogas na Ilha do Mel

A Ação Integrada de Fiscalizaçao Urbana (Aifu) vistoriou, nesta sexta-feira (16), estabelecimentos comerciais da Ilha do mel – praias de Brasília e Encantadas, onde também foram abordados cerca de 800 visitantes que chegaram ao local para passar o feriado de carnaval. O objetivo da operação foi coibir o tráfico de drogas e de armas e garantir a segurança dos veranistas. Participaram da ação Policia Civil, Policia Militar, Batalhão de Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Vigilância Sanitária.

Esta é a terceira Ação Integrada realizada na ilha, desde 20 de dezembro, quando começou a Operação Viva o Verão. De acordo com veranistas, comerciantes e moradores as operações já mostram resultados. A dona de casa Iara Tavares, que possui casa na ilha desde 1959, disse nunca ter visto uma operação de segurança com tanta seriedade e organização. ?É um trabalho fundamental para garantir a tranqüilidade das famílias durante o Carnaval. Além disso, temos percebido a redução no consumo de drogas na ilha durante toda temporada?, afirmou.

Nos estabelecimentos comerciais e pousadas, a ação integrada fiscaliza os alvarás do Corpo de Bombeiros e da prefeitura. Já a vigilância sanitária avalia as condições de higiene dos bares e restaurantes e o IAP monitora o som e armazenagem de produtos retirados irregularmente da fauna e da flora.

De acordo com o coordenador da Aifu, Benedito Facini, a continuidade das fiscalizações tem contribuído para a melhoria das condições dos estabelecimentos. ?O número de notificações caiu muito e as interdições, que eram freqüentes na temporada passada, hoje se tornaram exceções?, relatou Facini.

A proprietária de um restaurante, vistoriado na praia de Brasília, Maria Helena Bueno, disse que apóia o trabalho da ação integrada. ?Está melhorando a qualidade do atendimento e, conseqüentemente, trazendo mais turistas à ilha. Aqueles comerciantes que estavam em situação irregular e desgastavam a imagem dos demais restaurantes estão com serviço melhor, porque sabem que são monitorados?, avaliou Maria Helena.

Para o turista, Roberto Carlos de Oliveira, vindo de Avará (SP), a vistoria da vigilância sanitária é importante para a saúde dos visitantes. ?O calor, somado à falta de cuidados com a higiene, pode causar problemas sérios?, avaliou.

Drogas e armas

A aprovação também acontece em relação à abordagem para coibir drogas e armas no desembarque dos visitantes que chegam a ilha. O casal de Londrina, Carlos Alberto Fernandes e Anabel Henriques, que veio à ilha pela primeira vez, avaliou de forma positiva a vistoria nas bagagens dos veranistas. ?Para aqueles que vêm à ilha com o objetivo de consumir entorpecentes por ser um lugar isolado, o governo está provando o contrário?, ressaltou Carlos Alberto.

Já o funcionário público de Paranavaí, Paulo Fernandes da Silva, que foi à ilha acompanhado da família, contou ter ficado impressionado com o respeito dos policiais durante a abordagem. ?Eles foram muito educados e explicaram o motivo da revista nas malas. Estão fazendo o seu trabalho para a segurança da população durante o Carnaval, o que é fundamental?, elogiou Silva.

O delegado coordenador da Aifu pela Policia Civil, Clóvis Galvão, adiantou que a operação continuará durante os quatro dias de carnaval. ?Teremos policiais à paisana infiltrados nos dois lados da ilha para coibir o tráfico e o consumo de drogas durante o feriado?, finalizou Galvão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo