Os organizadores do ?Seminário de Metrologia Legal?, realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em Cianorte, no Noroeste do Paraná, ficaram admirados com a participação dos empresários e estudantes, que lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial do município.
O Ipem está interiorizando a metrologia legal através de seminários regionais que integram o Programa Especial de Orientação (Peso). Esses seminários devem ocorrer em diversos pontos do Estado, segundo o presidente do instituto Leonaldo Paranhos, com o objetivo de promover uma maior aproximação com os produtores e os consumidores.
Paranhos lembra que o objetivo principal do instituto, seguindo determinação do governador Roberto Requião, é permitir que os empresários e produtores tenham acesso às informações sobre a legislação, evitando de serem multados ou autuados por apresentar produtos em desacordo com a lei federal.
?Percebemos que a maioria das multas é originada pela falta de informações necessárias aos consumidores, com certeza pela ausência de conhecimento da legislação. Por isso, estaremos percorrendo todo o Paraná, para que nenhuma região do Estado deixe de ser atendida?, comentou Paranhos.
O programa ?Peso? tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria-prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.
A ação de orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais.
Em paralelo ao evento, o instituto promove também a ouvidoria itinerante, com a visita em todos os postos de combustíveis e outros estabelecimentos comerciais, para verificar como estão sendo realizados os serviços prestados pelos agentes metrológicos do Ipem.