Ação da Cidadania presta homenagem ao sociólogo Betinho

O movimento Ação da Cidadania lembra hoje o aniversário do sociólogo Herbert de Souza, Betinho, que estaria comemorando 69 anos. Integrantes dos comitês e da Campanha Natal sem Fome, idealizada pelo sociólogo, estarão reunidos à tarde na sede da entidade, no Armazém de Cultura e Cidadania, para fazer um “semba tsuru” ? uma corda com mil garças de papel -, utilizando a técnica milenar do origami.

O tsuro, na cultura oriental, simboliza paz, sorte e longevidade. Transformado em símbolo internacional do movimento para o desarmamento nuclear e pela paz no mundo, o tsuro prevê que quem fizer mil dobraduras do pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá êxito em suas pretensões.

Responsável pela criação de diversas organizações não-governamentais, como o Ação da Cidadania, o Viva Rio e a Sociedade Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Betinho morreu em 1977, depois de dedicar sua vida à luta contra a exclusão social e pela construção de uma nova democracia baseada na ética e na solidariedade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo