Academia e poder público se unem para ajudar empresários a exportar

A força de vontade de querer levar algo inovador para o mercado levou seis alunos do último ano de Comércio Exterior da FESP a propor um serviço de assessoria para o empresário que está de olho no mercado externo. A parceria com o Curitiba S.A., companhia de desenvolvimento do município, deu todo o suporte de cases, necessário para avaliar quais empresas estão dispostas e preparadas a ingressar no mercado internacional.

No primeiro semestre, o trabalho esteve focado no processo de seleção das empresas. "O Curitiba S.A. possui um cadastro atualizado de negócios que tem vocação para o mercado externo. Num primeiro momento selecionamos 10 empresas e destas, apenas três continuaram no processo. A visita técnica e a qualidade do produto oferecido pelas candidatas foram requisitos fundamentais na escolha", explica o aluno Alzimir Miola.

No final da seleção, a Forplas ganhou o direito de utilizar os serviços do Aprendendo e Exportando, nome do projeto-piloto. Especializada em fabricação de escadas, a Forplas – que existe desde 1956 – percebeu que ao reutilizar os resíduos de madeiras, provenientes das escadas, poderia criar novos produtos. Além disso, a empresa estaria contribuindo com a preservação da natureza. "Acredito que as madeiras que não aproveitamos na fabricação de escadas, podem se transformar em redes, móveis, cachepot, mesa", conta Giancarlo Stahke, proprietário.

Segundo os alunos, a Forplas possui diversos atrativos para o mercado externo. "São 50 anos no mercado e a liderança no segmento. Além disso, existe a preocupação com o meio ambiente em reutilizar os resíduos, atitude vista com bons olhos pelos países de fora", exemplifica o aluno Murilo Cezar Ribas.

Na última terça-feira, dia 15, foi selado o acordo entre a Fórplas e o Aprendendo e Exportando. A partir de agora, o trabalho é formatar a empresa para o mercado externo. A intenção é que os primeiros produtos comecem a ser exportado já no final do ano, primeiramente para os EUA, país que oferece estímulos fiscais por intermédio do SGP (Sistema Geral de Preferências).

O que é o Aprendendo e Exportando?

É um projeto-piloto desenvolvido entre a FESP e o Curitiba S.A. e visa dar suporte técnico e operacional para empresários que queiram exportar. O mercado internacional exige uma série de procedimentos que o micro e pequeno empresário não possui conhecimento, por isso, a importância de desenvolver programas que auxiliem esse tipo de empresariado. Para os alunos é uma oportunidade ímpar de colocar na prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo