A Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional) enviou hoje ofício ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) e à Direção de Comunicação da Coca-Cola, solicitando a suspensão do comercial de TV "Sorrisos". Em determinado momento do filme, uma jovem com aparelho ortodôntico destampa a garrafa de refrigerante com os dentes.
Segundo o presidente da ABO Nacional, Norberto Francisco Lubiana, a atitude da jovem – independente de usar ou não aparelho – apresenta riscos de microfraturas do esmalte dental ou, ainda, de fraturas maiores dos dentes e é capaz de acarretar sérios danos biológicos, funcionais, estéticos e psicológicos, não podendo ser estimulado, muito menos por uma companhia de presença global, como a Coca-Cola, cuja publicidade exerce forte influência sobre os consumidores.
O dirigente entende que o comercial incorre em dois vícios previstos no artigo 33 do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, que condena os anúncios que: a) manifestem descaso pela segurança, sobretudo quando neles figurarem jovens e crianças ou quando a estes for endereçada a mensagem; e b) estimulem o uso perigoso do produto oferecido.
"É nossa missão zelar pela saúde bucal pública e uma empresa do porte da Coca-Cola não pode estimular uma atitude potencialmente prejudicial à saúde do consumidor. Nós já até recebemos e-mail de um associado informando que uma criança de oito anos tentou repetir este procedimento depois de assistir o comercial", declara Lubiana. "Também pedimos a um deputado federal para apresentar projeto de lei, sob nossa orientação, fazendo com que todos os clubes, instituições ou entidades que desenvolvem qualquer modalidade esportiva que obriguem a todos que dela participem a utilizar protetores bucais, para evitar fraturas dentais e outras lesões dos tecidos duros ou moles da cavidade bucal."
A ABO Nacional é reconhecida como entidade de utilidade publica, sem fins lucrativos, dedicada à defesa da classe odontológica e da saúde bucal da população brasileira. Está representada nas 27 unidades federativas através de Seções Estaduais e em 290 municípios, através de Regionais. Ao todo, a Rede ABO totaliza mais de 1.400 consultórios dentários em suas 80 Escolas de Aperfeiçoamento Profissional, que oferecem atendimento odontológico gratuito ou subsidiado à população, e ministram 70% dos cursos de especialização em Odontologia registrados no Conselho Federal de Odontologia (CFO). É a única entidade brasileira Membro Regular, com direito à voz, voto e a ser votada na Federação Dentária Internacional (FDI), na qual possui a maior bancada de delegados dentre 159 países-membros, à frente dos Estados Unidos e Japão, que são a segunda e terceira forças, respectivamente.