Já estão abertas as inscrições para a I Conferência Internacional de Laboratórios de Referência e Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ser realizada em Florianópolis entre 3 e 5 de dezembro. O encontro reunirá representantes de mais de 150 laboratórios, originários de cerca de 30 países. A iniciativa é da OIE em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento reunirá os profissionais de referência na área de laboratórios: peritos oficiais, veterinários da Comissão Regional para as Américas, representantes regionais da OIE do mundo inteiro e especialistas dos laboratórios públicos e privados. .
O encontro tem como objetivo atualizar os profissionais da área e nivelar o conhecimento dos profissionais de saúde animal. ?A finalidade da conferência é fornecer um fórum multidisciplinar para intensificar a cooperação científica dentro da rede de laboratórios de referência e de centros colaboradores da OIE?, explica o diretor geral da OIE, dr. Bernard Vallad. Ele informou que a conferência promoverá também a atualização e ajuste dos padrões para metodologias nos campos de diagnóstico, de qualidade das vacinas e de biossegurança; a melhoria do intercâmbio entre laboratórios públicos e privados e centros colaboradores; e discutir métodos para apoiar os países em transição por meio de capacitação e treinamento.
O diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza, avalia que o encontro trará uma série de benefícios para a preparação de políticas públicas na área de saúde animal. ?Serão mostrados todos os estudos recentes que vão embasar a tomada de decisões no controle e erradicação de doenças animais. Isso vai subsidiar o melhoramento do código sanitário do país, que, por si só, já é de extrema importância?.
Inscrições
As inscrições, que vão até o dia 25 deste mês, podem ser feitas pelo endereço eletrônico da OIE (www.oie.int) ou clicando no banner da conferência no sítio do Mapa (www.agricultura.gov.br). O pacote que inclui três dias de hospedagem, transporte do aeroporto, três refeições diárias, material de apoio e acesso à conferência custam US$ 500. Não serão aceitas inscrições no local. A conferência será realizada no Resort Costão do Santinho localizado ao norte da ilha de Florianópolis.