A primeira Escola de Azulejaria do país começou a funcionar esta semana em São Luiz (MA). A previsão é de que a primeira turma de 15 artesãos e técnicos em restauração e manufatura de azulejo esteja formada em cinco meses. A escola, instalada no centro histórico da capital maranhense, é um dos 17 projetos de revitalização da região e da cidade de Alcântara.

continua após a publicidade

A coordenadora do Núcleo Gestor do Centro Histórico, Karla Nunes, disse que a escola será uma ferramenta muito importante no processo de recuperação do patrimônio histórico da cidade porque existem em São Luiz muitas pessoas que fazem o restauro de azulejos, mas poucas trabalham na fabricação de peças. O projeto será dirigido pelo Núcleo e executado pela Fundação Municipal de Cultura (Func).

A escola integra um conjunto de projetos de sustentabilidade das ações de revitalização e preservação do patrimônio. "São iniciativas que têm como objetivo garantir a manutenção do patrimônio físico depois de restaurados", informa Karla. Entre os projetos estão ações de capacitação e formação de mão-de-obra, como a Escola de Artesanato e de educação patrimonial e cidadania; publicação da legislação da Zona de Proteção Histórica (ZPH) e a reciclagem do artesanato do Centro Histórico.

Os projetos contemplam ainda a capacitação de agentes locais de turismo em projetos como, "São Luís é um Palco", "Turismo Social" e "Turismo Educativo".

continua após a publicidade