Um helicóptero militar dos Estados Unidos foi derrubado hoje a noroeste de Bagdá, segundo testemunhas. Foi o quinto aparelho a cair no Iraque em apenas duas semanas
O porta-voz militar americano major-general William Caldwell confirmou que um Chinook CH-46 caiu cerca de 30 quilômetros a noroeste da capital, mas não quis especular sobre o motivo da queda nem deu informações sobre vítimas. "Uma força de reação rápida está no local e uma investigação está em curso neste momento", disse ele a repórteres em Bagdá.
Segundo testemunhas, o helicóptero foi abatido num campo na região de Sheik Amir, uma área dominada por sunitas entre a base aérea de Taji, 20 quilômetros ao norte de Bagdá, e Garma, 30 quilômetros a oeste.
"O helicóptero passou sobre nós quando ouvimos o disparo de um míssil", contou Mohammad al-Janabi, um agricultor que falava a menos de um quilômetro dos destroços do aparelho. "O helicóptero então, virou uma bola de fogo. Ele rodopiou duas vezes e caiu.
Foi o quinto helicóptero americano a cair no Iraque desde 20 de janeiro. Nos quatro anteriores, morreram 14 militares dos EUA e cinco agentes de segurança privados.